COZINHE COM AS CRIANÇAS


Quer divertir seus filhos ou seus sobrinhos? 
Leve-os para a cozinha e ensine-os a cozinhar. Claro, que nada complicado ou que precise usar o fogo. Uma boa dica é fazer deliciosos biscoitinhos.
As crianças podem ajudar a medir os ingredientes e mexer a massa, com as mãos, para a brincadeira ficar mais divertida. Também, podem cortar os biscoitinhos em vários formatos com a ajuda de forminhas específicas ou copos. 
A parte do forno deve ficar a cargo dos adultos, porém estes biscoitinhos podem ser enfeitados com glacê, confeitos coloridos, corantes comestíveis e tudo, que sua criatividade puder criar.  
Na época do Natal é uma ótima forma de manter os pequenos entretidos.
Abaixo uma deliciosa receita para fazer com as crianças. 


BISCOITINHO DE NATAL
Ingredientes:
800 gramas de farinha de trigo
1 colherinha de fermento em pó
250 gramas de manteiga sem sal
1 xícara de açúcar mascavo
3 colherinhas de canela moída
3 colherinhas de gengibre ralado
1 colherinha de cravo-da-índia moído
1 colherinha de sal
2 ovos grandes
1 xícara de melaço

Modo de preparo:
É muito importante que antes de começar a preparar esta receita você deixe a manteiga fora da geladeira por pelo menos uma hora. Coloque a manteiga em uma tigela junto com o açúcar mascavo e bata até obter um creme suave e homogêneo.
Adicione a canela, o gengibre e o cravo-da-índia, o sal, os ovos e o melaço e continue batendo em velocidade minima até que a mistura fique bem homogênea.
Agora você pode adicionar a farinha de trigo e o fermento em pó e misturar até obter a massa uniforme. Cubra a massa com papel filme e leve-a à geladeira por pelo menos 1 hora.
Preaqueça o forno a 180ºC. Abra a massa com o rolo até que ela tenha mais ou menos 0,5 centímetros de alto.
Use cortantes para bolachas e corte a massa nas formas desejadas. É claro que aqui a melhor opção é usar cortantes natalinos.
Coloque as bolachas em uma forma, deixando uns 3 centímetros entre cada uma delas. Coloque a forma na geladeira por pelo menos 15 minutos para que as bolachas fiquem bem firmes e depois asse até que fiquem levemente douradas.
O tempo no forno pode variar segundo o seu forno, mas normalmente demora entre 10 a 15 minutos.


GLACÊ REAL - Para decorar
Ingredientes:

225 gramas de açúcar refinado (peneirado)
1 clara de ovo
Umas gotas de suco de limão
Umas gotas de baunilha
Modo de preparo:

Bater as claras em neve e ir adicionando o açúcar pouco a pouco enquanto você continua batendo. Quando o glacê estiver firme, adicione o suco de limão e a baunilha. Lembre-se de que a consistência do glacê dependera de como você pretende usá-lo. Um glacê mais firme é para os contornos, e um glacê mais mole é para o recheio.
Você também pode preparar glacê real colocando as claras e o açúcar na batedeira até que tenham a consistência desejada, depois adicione a baunilha e o suco de limão.

O glacê real é branco; se você desejar, pode separá-lo por porções e colocar um pouco de corante comestível.

Depois é só aproveitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário